“Há mais Olgas na terra”
há +977 semanas
Adérito não percebeu porque é que o Valério o recriminava pela decisão de despedir a Olga Maia. Essa hipótese nunca tinha sido sequer discutida. Mas Valério insistia que "toda a Empresa já sabia o que se estava a passar", acrescentando que as reacções eram muito negativas. "Uma empresa que não sabe apoiar os bons colaboradores numa fase difícil, não merece ser apoiada" dizia ele convictamente.
Demorou algum tempo a acalmar o responsável pelo Departamento de Desenvolvimento e a entender o que estava a acontecer. Ele estava, de facto, a negociar a rescisão do contrato de trabalho duma operadora do "call center" do Porto chamada Olga Resende, mas não tinha nada a ver com a Olga Maia do Desenvolvimento de Software. Tinha de perceber o que se passou.
"Só um minuto", pediu Adérito a João quando ele se preparava para entrar no seu gabinete para finalizar os detalhes da sua deslocação para o Dubai. Ele aguardou alguns minutos junto á porta e não conseguiu evitar ouvir o Adérito, Director de Recursos Humanos da Hopnet, dizer a alguém ao telefone que "iria dar prioridade à substituição da Olga".
Depois de afinados os detalhes, João regressou ao seu local de trabalho e iniciou a preparação da sua viagem. Dentro de três dias iniciaria um "assignement" de seis meses no Dubai. Estava entusiasmado e completamente focalizado no seu novo objectivo. O tempo é que não era muito.
Dois dias depois, no habitual almoço das quintas-feiras no "Palácio dos sabores" João sentou-se junto á Ercilia dos Recursos Humanos e não pode deixar de ouvir um telefonema em que a Ercilia respondia que "só estavam só a aguardar que a Advogada da Olga enviasse a minuta do contrato de rescisão".
Já não conseguiu almoçar bem. Percebia a posição da Empresa, mas sentiu alguma pena. A Olga era uma boa colega e uma excelente profissional que, infelizmente, estava a passar um mau momento. Faltava muito nos últimos meses porque o marido tinha ido trabalhar para o Norte, e ela estava a fazer tudo para tentar salvar o seu casamento. Naquele momento, encontrava-se ausente da Empresa há cerca de dois meses.
Nessa tarde não conseguiu esconder o seu mal estar e contou ao Rui, o colega a quem estava a passar o seu serviço,que tinha descoberto que a Empresa ia mandar a Olga embora.
Assim se constroi um boato!